Skip to main content

Quem pode fazer o exame de espirometria?

By 19 de outubro de 2022Pneumologia

A espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado ajuda a analisar as condições de ventilação do paciente. Esse exame é muito importante na avaliação da capacidade e saúde do pulmão, possibilitando diagnosticar e tratar diversas doenças e distúrbios respiratórios.

Existem duas modalidades de espirometria: a clínica e a ocupacional. A espirometria clínica é realizada para monitorar a evolução de pacientes com doenças respiratórias, como a DPOC, asma ou fibrose pulmonar mediante tratamento ou para diagnosticar o que pode estar por trás de sintomas, como tosse, falta de ar, dor no peito ou respiração anormal.

Já a espirometria ocupacional monitora a saúde respiratória de trabalhadores em atividades insalubres, que os deixem sujeitos a desenvolver doenças restritivas ou obstrutivas, como a fibrose pulmonar. Essa modalidade requer exames com gráficos mais simples.

O exame de espirometria não é invasivo, é indolor e dura aproximadamente 30 minutos. Na maioria dos casos, o exame é feito utilizando um medicamento broncodilatador, indicados para casos de asma, bronquite e DPOC.

Leave a Reply

(74) 3612-9274