Skip to main content

Criobiópsia no Diagnóstico de Doenças Pulmonares

By 16 de novembro de 2021Criobópsia

A criobiópsia é um tipo de biópsia por broncoscopia onde uma pinça especial promove o congelamento de áreas do pulmão possibilitando a obtenção de fragmentos para o diagnóstico de doenças pulmonares intersticiais.

A palavra criobiópsia é formada pela junção dos vocábulos “crio” (do grego, “cryo”), que quer dizer “frio” e “biópsia” (do grego “bio”, vida e “opsys”, visão)

O exame é realizado por um aparelho chamado Erbercryo 2, que também pode realizar outros processos como crio-recanalização e crio- desvitalização de tumores. O tecido alvo congela e assume uma coloração branca A partir daí, ele pode ser coletado e passar pela biópsia.

A técnica foi desenvolvida recentemente na Alemanha, por ser muito nova, poucos médicos dispõem de equipamento para a sua realização. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que regula o setor de planos de saúde no Brasil, ainda não inclui a criobiópsia no seu rol de procedimentos cobertos.

Benefícios

A criobiópsia é muito menos invasiva. Como a estrutura celular é preservada, o procedimento evita esmagamentos e hemorragias. Ela disponibiliza, pelo menos, uma área 3 vezes maior em tecido do que a biópsia tradicional (colocar hiperlink para “biópsia pulmonar” no blog).O tecido alvo pode ser congelado frontal e tangencialmente, sendo possível realizar uma biópsia em áreas do pulmão de difícil acesso.

Portanto, o procedimento proporciona muito mais conforto e qualidade de vida ao paciente.

A técnica ainda é uma novidade no Brasil. Com exclusividade no Vale do São Francisco, a Medivale realiza o procedimento de criobiópsia em Juazeiro, primeira cidade do interior do nordeste a realizar o processo.

A Medivale é uma clínica especializada em diagnóstico. Investimos em tecnologia, equipamentos de última geração e profissionais capacitados e humanizados. Entre em contato conosco (incluir link do whatsapp) para saber mais informações.

Fontes:

Leave a Reply

(74) 3612-9274