O que é derrame pleural?
O derrame pleural é caracterizado por acúmulo de líquido no espaço entre a Pleura parietal (que reveste a caixa torácica por dentro) e a pleura visceral (que reveste o pulmão). Existem inúmeras causas para este acúmulo, como doenças cardíacas, infecciosas e neoplásicas
(canceres) dentre inúmeras outras.
O paciente pode apresentar sintomas como falta de ar, tosse e dor no peito.
Grande parte dos casos o diagnóstico envolve a avaliação clínica e exames laboratoriais e de imagem, sem necessidade de procedimentos invasivos como a retirada de líquido da pleura ou de fragmentos de biópsia da pleura para análise. Por exemplo, um paciente com insuficiência cardíaca e derrame pleural de pequena quantidade, este desaparece nos primeiros dias após o tratamento da condição cardíaca.
Existem casos, entretanto, em que a retirada de líquido ou fragmento de tecido é fundamental para o diagnóstico adequado, como por exemplo nos cânceres que evoluem com derrame pleural.
Idealmente a punção e biópsia do derrame pleural deve ser realizado sob acompanhamento do ultrassom que traz 2 vantagens. Primeiro evita risco de lesões com perfuração de órgãos como pulmão, fígado ou baço. Em segundo lugar, permite coleta de biópsia de pontos da pleura que apresentam sinais de doença, evitando a coleta “às cegas” (sem exame de imagem para guiar). Esta estratégia, aumenta significativamente a chance de diagnóstico, reduz risco e hoje é recomendada por todas as sociedades médicas como procedimento padrão.
Tratamento do derrame pleural
O tratamento do derrame pleural envolve 2 aspectos principais. O mais importante é o tratamento da causa, que em última análise permitirá a absorção do líquido e evitará que o mesmo fique se reacumulando. Independentemente da causa, pacientes sintomáticos e com grandes volumes de líquido, a retirada imediata do líquido irá levar a uma melhora do desconforto, podendo ser realizado enquanto a causa do problema é tratada.
Na Medivale, a abordagem diagnóstica do líquido pleural é sempre realizada sob acompanhamento ultrassonográfico.